Loading...
Estudo de Caso Nicuresse 2017-10-27T09:08:24+00:00

Project Description

A comunidade de Nicuresse

A comunidade de Nicuresse (Revia Comercial) está localizada a este do distrito do Majune, província de Niassa, no Posto Administrativo de Pindura. Na comunidade vivem 375 habitantes, dentre estes 195 são mulheres numa área de 84.848,65 hectares onde 12.707,95 hectares (14% da área da comunidade) fazem parte da Área de Conservação de Revia Comercial por sinal, a única que está sob gestão dos SPFFB a nível da província que tem atribuído licenças de caça de modelos B e D para caça miúda e grossa a indivíduos nacionais.

A comunidade foi organizada, e a posterior foi constituído e legalizado o CGRN. Este CGRN beneficiou de várias capacitações sobre aspectos de preparação social, género e diversidade, e gestão de recursos naturais, o que permitiu despertar nos membros da comunidade o interesse sobre a necessidade de valorizar os recursos naturais assim como a sua utilização de forma sustentável.

A comunidade beneficiou de um total de 44.800,00 meticais, correspondente aos 20% proveniente da taxa de exploração da fauna. Depois da recepção do valor acima os membros da comunidade reuniram-se para planificar o seu uso, onde do total da população apenas participaram 87 membros da comunidade, dentre estes 39 mulheres, incluindo os membros da CGRN.

Foram arrolados os problemas da comunidade como: falta de água na comunidade, construção de casa melhorada para o régulo, falta de hospital, falta de uma moto para servir de ambulância na comunidade, moageira de farinação, cobertura de casas para professores, insumos agrícolas e fome. Estes são igualmente os principais problemas patentes na agenda comunitária de desenvolvimento.

No processo de priorização, uma das etapas do processo e preparação social, as mulheres membros desta comunidade conseguiram influenciar na decisão de utilização do valor, identificando como prioridade primária a aquisição de uma moageira, que facilitaria a vida das mulheres e outros grupos vulneráveis no processo de farinação do milho alimento base deste comunidade.

“Com a aquisição desta moageira teremos mais tempo de fazer outras actividades na comunidade, porque perdíamos quase um dia para conseguir moer o milho fazendo com que as crianças faltassem a escola porque não conseguiam preparar as refeições.

Quando recebemos este dinheiro os homens queriam fazer negócio de compra e venda de milho, como forma de se precaver da fome que tem havido nos meses de Dezembro e Fevereiro, mas nós recusamos e pedimos em frente da administradora que queríamos moagem para acabar com o nosso sofrimento de andar para a sede da localidade cerca de 25km ida e volta a fim de pilar milho.”

– Fátima Adjaba (Membro da CGRN)

Uma grande lição que se pode tirar neste processo é que uma preparação social bem conduzida traz efeitos positivos, e contribui para a mudança de atitudes dos membros das comunidades apesar dos papéis e responsabilidades socialmente construídos pela comunidade, principalmente no que toca a tomada de decisão sobre a utilização dos recursos financeiros.

Dados do Caso

COMUNIDADE

Nicuresse

POSTO ADMINISTRATIVO

Pindura

DISTRITO

Majune

PROVÍNCIA

Niassa

HOMENS

180

MULHERES

195

Galeria de Fotografias

Preparação Social na Comunidade de Nicuresse