Loading...
Estudo de Caso Associação Muda-Macequece2017-10-27T09:08:54+00:00

Project Description

Associação Muda-Macequece

No âmbito de estabelecimento de sinergias a iTC implementou em Outubro de 2012 um projecto denominado por “Projecto de Legalização e Capacitação de Oito Associações Agropecuárias e Demarcação de suas Terras.” O processo para legalização da Associação e da sua respectiva parcela começou com a manifestação de interessa da PROIRRI em reabilitar e ampliar o sistema de irrigação de 35 hectares anteriormente obsoleto. Para o efeito era necessário que a área e a associação fossem legalizadas.

Após a legalização da Associação estavam criadas condições para a PROIRRI materializar o projecto de reabilitação e ampliação do regadio de 35 para 58 hectares da Associação Muda-Macequece.

“A nossa associação começou de nada em 2005, tivemos muitas dificuldades e desavenças no nosso seio, porque reconhecemos que na altura ainda não éramos uma Associação. Com o apoio da iTC do qual obtivemos várias capacitações, hoje somos o que somos, mais do que uma Associação mas sim uma “EMPRESA”. Reiteramos que a iTC junto dos seus parceiros continuem a apoiar outras associações agro-pecuárias para se auto-afirmarem e combater a pobreza nas suas famílias.”

Felizardo Chapungo (Vice presidente do conselho fiscal)

Com a iTC a associação foi capacitada em matéria das Leis de terra e ambiente, associativismo, liderança, gestão básica de negócio e género e diversidade e enquanto que a PROIRRI através da BAGC esteve envolvida na coordenação da componente de agro-negócios, formação e salvaguardas ambientais e donativos comparticipados.

Os beneficiários da parceria entre a Associação e a Companhia de Mafambisse já se começa a fazer sentir no seio dos associações, uma vez que no passado dia 3 de Maio de 2016, tiveram uma receita de 2.808.015,00 meticais resultante da venda de cana à Companhia Açucareira.

A troca de experiência entre produtores de cana dotou aos associados de conhecimento sólido e técnicas de maneio e aumento de produção e productividade da cana. A associação Muda-Macequece, já é referência ao nível da província de Sofala senão na região Centro do País. A satisfação pela legalização e oportunidade de comercializarem seus produtos é manifestada pelos membros.

“Aqui nesta associação todos são tratados de igual maneira. Não há homem e nem mulher porque o trabalho é feito em conjunto e qualquer pode decidir.”

– Maria Manuel (Vice presidente da associação)

Dados do Caso

COMUNIDADE

Lamego

DISTRITO

Nhamatanda

PROVÍNCIA

Sofala

HOMENS

22

MULHERES

17

Galeria de Fotografias

Associação Muda-Massequece
Irrigação PROIRRI