iTC apresenta custos de delimitação e oportunidades do mapeamento comunitário na conferência do Banco Mundial sobre terras

O Banco Mundial, organiza anualmente a Conferência sobre Terra e pobreza, que acontece em Washington DC, nos Estados Unidos. A 19ª Conferência que aconteceu durante os dias 19 á 23 de Março de 2018, elegeu como lema principal: Governança de terra num mundo interconectado. Durante o evento, numa sessão sobre “Documentação e administração de direitos costumeiros”, a iTC apresentou custos envolvidos em processos de delimitação de terras comunitárias. O principal objectivo da apresentação foi de partilhar a estrutura de custos relacionadas com a implementação da delimitação de terras comunitárias usando a abordagem da iTC, e discutir oportunidades para massificar a abordagem e garantir a sustentabilidade do processo de registo de direitos de terras comunitárias, considerando igualmente introdução de tecnologias de comunicação e informação. A partilha de responsabilidade entre vários actores, as sinergias entre as diferentes instituições, e o controle de qualidade de processos e capacidade das comunidades, foram recomendações extraídas da apresentação, como forma de promover a inclusão das comunidades em processo de gestão e administração de terras. Esta apresentação foi feita usando as facilidades de videoconferência, no dia 21 de Março de 2018.

Ainda na mesma sequência dos eventos, a convite dos organizadores da conferência, o director executivo da iTC-F, moderou no dia 20 de Março, uma sessão sobre “Aspectos Operacionais e legais de captura de dados sobre terras comunitárias”. Esta sessão, que durou cerca de uma hora e trinta minutos, discutiu os processos de controle e regulação de gestão de dados “abertos” sobre a terras a nível mundial e também desenvolvimentos tecnológicos para colecta de dados, como o uso de Drones.

No dia 20 de Março, numa sessão sobre “Governança de terra comunitárias”, a iTC em colaboração com a CADASTA (www.cadasta.org) apresentou as oportunidades de mapeamento comunitário, como resultado do projecto piloto que está a ser implementado em conjunto. A apresentação enalteceu os desafios sobre mapeamento comunitário, com enfoque para os objectivos da colaboração, que é de produzir informação espacial sobre uso de terras a nível comunitário, de forma a melhorar tomada de decisão mais sustentáveis (a nível comunitário, a nível de Governo e sector privado), para um uso sustentável de terras e recursos naturais. A sessão aconteceu no dia 20 de Março de 2018.

Para mais informação sobre as várias sessões que aconteceram e para obter as apresentações sobre os vários países presentes na conferência, recomendamos que sigam o seguinte link: https://www.conftool.com/landandpoverty2018/sessions.php

2018-03-26T14:33:40+00:00March 24th, 2018|Eventos|