A iniciativa para Terras Comunitárias faz entrega de Títulos no Distrito de Chibabava em Sofala

No dia 25 de Janeiro de 2018, realizou-se no Posto Administrativo de Goonda, distrito de Chibabava, a cerimónia final de entrega de produtos de delimitação e demarçação, no âmbito do projecto “Garantia de acesso seguro à terra e Outros Recursos Naturais, através de Delimitação das Comunidades e Demarcação de Terras das Associações Agro-Pecuárias no Distrito de Chibabava, Província de Sofala”, financiado pela CTC-COOP/ iTC-F. A cerimónia foi presidida pelo Administrador distrital de Chibabava, e contou com a participação de 90 pessoas (51 homens e 39 Mulheres), oriundas das localidades beneficiárias de Chibabava sede (Dongonda), Hode (Barira), Hamamba (Hamamba-sede, Maswique, Gerome), Mutindir (Revúe), Toronga e  Goonda (Nhaapua e Kondo).

O Administrador distrital procedeu a entrega simbólica dos produtos˚ e na circunstância congratulou-se pelo trabalho desenvolvido e disse: “os documentos ora entregues são produto de um trabalho árduo financiado e implementado   pelos nossos parceiros, a iTC-F e KULIMA, e visam assegurar os vossos direitos sobre a terra e os recursos naturais existentes nas vossas comunidads.  Faz parte dos esforços do Governo. Por favor, Vamos conservá-los  devidamente e aplicar os conhecimentos adquiridos e existentes nas Agendas. A partir de então os CGRNs e as AAPs, todos devem funcionar e produzir, baseando-se nos documentos aqui disponibilizados”.

Os beneficiários mostraram-se satisfeitos pelos resultados alcançados e comprometeram-se a trabalhar com mais força para rentabilizar as suas áreas de produção: “Estamos muito satisfeitos   por finalmente estarmos legalizados e termos o nosso título de DUAT. Era uma grande preocupação para a nossa Associação de Nhaapua. Muito obrigado a iTC e KULIMA. Agora iremos produzir com segurança e poderemos pedir apoio e mesmo crédito a Bancos ou empresas de sementes” – Arminda António

2018-03-08T14:01:36+00:00January 30th, 2018|Terras|